6 Curiosidade sobre Roma e apaixone-se

06/09/2016
Intercâmbio, Roma

Se você está planejando uma viagem para bela capital italiana, um dos maiores destinos para turismo no mundo, vale à pena saber um pouco mais sobre a apaixonante cidade. São muitas curiosidades sobre Roma que valem à pena conhecer e tornar a sua viagem ainda mais enriquecedora.
A chamada “Cidade Eterna” é conhecida assim pois, nos tempos da Roma Antiga, seus moradores acreditavam que ela continuaria existindo independente do que acontecesse com o mundo ou de quantos impérios surgissem e entrassem em colapso.

Já pensou, além de conhecer as curiosidades sobre Roma em uma viagem para lá, fazer um curso de italiano e aprender este idioma na própria cidade?

1- A Boca da Verdade que decepa mãos

A Boca da Verdade é uma imagem de um rosto esculpida em uma roda de pedra que se localiza na entrada da igreja de Santa Maria in Cosmedin. Muitos acham que a escultura tenha uma antiga fonte.

Mas a lenda diz que se alguém contar uma mentira com a mão dentro da boca dessa imagem de pedra, ela se fechará, decepando a mão do mentiroso. Você aceitaria o desafio de contar uma mentira com amão dentro dessa boca da verdade?

2- A lenda dos Gêmeos Rômulo e Remo

Diz esta lenda, que Roma foi fundada pelos irmãos gêmeos Rômulo e Remo, filhos do Deus Marte e da sacerdotisa Reia Sílvia. Depois de terem sido abandonados em um rio após o seu nascimento, uma loba os salva e os amamenta.

Anos mais tarde, os irmãos decidem fundar uma cidade, mas Rômulo mata seu irmão em um momento de muita fúria e dá o nome à cidade de Roma. Esta é uma das principais curiosidades sobre Roma, que muitas pessoas ainda não conhecem.

3– Expansão Romana

Outra curiosidade sobre Roma é que o período mais conhecido de sua história foi o Império Romano, que começou oficialmente em 27 a.C. Neste período, iniciou-se um  processo intenso de expansão de territórios. Foi quando os romanos passaram de 1,5%, para 25% da população mundial. Um número altíssimo até mesmo nos dias atuais!

4– Água fresca

Dando um salto para a contemporaneidade, uma curiosidade bastante útil em sua viagem é que não há problema em beber água das torneiras nas ruas de Roma. Os tradicionais bebedouros de ferro fundido que ficam espalhados por toda a cidade são fontes de água potável e fresca.

5– A “Fortuna” di Trevi

Um ponto turístico muito visitado na capital italiana é a Fontana di Trevi. Ao visitar a cidade, muitos turistas não abrem mão do ritual de jogar uma moeda na famosa fonte e fazer um pedido. O que muitos não sabem é que as moedas que são ali atiradas, rendem aproximadamente 700 mil euros anualmente e todo o dinheiro é doado para a caridade.

6– Coliseu

Um dos mais visitados pontos turísticos da cidade, o Coliseu, construído entre os anos 70 e 72 d.C,  quando em funcionamento, acomodava até 50 mil espectadores para ver as batalhas dos gladiadores.

Este grande monumento foi levantado sobre o lago da casa de Nero, o imperador romano ao qual o reinado é habitualmente associado à tirania e à extravagância.  A construção foi batizada como Colosseo, devido a uma estátua (colosso) do Imperador que existia ali.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *