O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE INTERCÂMBIO

Fazer um intercâmbio é uma expressão que designa a troca mútua de estudantes de um determinado local com outro, geralmente fora do país de origem, para aprender a língua nativa deste país, cultura e até hábitos praticados no mesmo, para fins educacionais, profissionais ou pessoais.

Para ajudar nossos passageiros a escolher a melhor opção de intercâmbio, nós da AGIT resolvemos compartilhar alguns tópicos imprescindíveis para quem deseja embarcar nessa experiência, então vamos lá!

A escolha do idioma

Sabemos que com a globalização e o desenvolvimento mundial, cada vez mais a comunicação será a chave para bons relacionamentos e oportunidades. Para isso, é imprescindível que busquemos nosso próprio desenvolvimento pessoal, e, investir no aprendizado de uma nova língua é o primeiro passo. O estudante deverá escolher o idioma que será mais proveitoso para seu crescimento, seja no âmbito pessoal ou profissional. Oferecemos 7 opções de línguas diferentes.

O destino ideal

Uma das primeiras características a se pensar é a questão climática, é importante que o estudante faça uma auto avaliação pois o destino escolhido será sua casa durante as próximas semanas ou meses e é muito importante que o local combine com seu perfil. Se você gosta de mar e esportes aquáticos, deve escolher uma cidade de praia. Se prefere caminhar na montanha, que tal uma cidadezinha no alto da serra? Da mesma forma, a agitação: prefere balada de cidade grande ou a tranquilidade do campo? Leve tudo isso em conta na hora de escolher. Cada estudante possui um perfil e é pensando nisso, que buscamos sempre firmar novas parcerias com escolas e destinos diferentes. Atualmente, trabalhamos com mais de 20 países por todo mundo.

A duração da viagem

A duração do intercâmbio irá depender muito da disponibilidade do estudante, oferecemos programas bem personalizados para cada necessidade, como por exemplo cursos nos períodos de férias, cursos profissionalizantes de 2 semanas ou até High School por 1 ano. O importante é escolher o programa que mais combina com você e se planejar com antecedência.

O custo

Planejar um intercâmbio é uma das etapas mais legais do processo pois é no planejamento que o estudante consegue se organizar e realmente se programar da melhor forma possível. É pensando nisso que reunimos aqui as principais despesas de uma viagem:

  • Custos dos vistos
  • Passagens aéreas
  • Matrícula e valor do curso escolhido
  • Hospedagem
  • Alimentação
  • Higiene pessoal
  • Vestuário
  • Transporte
  • Lazer, passeios, viagens
  • Internet
  • Seguro de saúde

Documentos necessários

Uma etapa importante do planejamento é organizar seus documentos e verificar se estão todos em dia. A identidade atualizada, seguida da CNH, se aplicável é o primeiro passo para retirar seu mais importante documento de viagem: o passaporte. Caso seu destino exija visto para brasileiros, outra etapa do pré-embarque será o levantamento dos documentos necessários para o visto, lembrando que cada país possui suas próprias regras e nós iremos auxiliar o estudante com tudo o que for necessário.

O cuidado com a sua saúde

Recomendamos que os estudantes verifiquem se os exames estão em dia e atualizem seus medicamentos, principalmente se a viagem for de longa duração. Além disso, se você usa remédios controlados, leve as receitas com você. Verifique se esses medicamentos são permitidos no país de destino e faça um suprimento adequado para seu uso durante toda a viagem. Outro ponto importante é a contratação de um seguro saúde viagem, alguns países exigem, mas, independentemente da obrigatoriedade, é bom fazer para estar preparado para emergências médicas longe de casa.

Mantendo contato com o Brasil

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais a comunicação está mais rápida, fácil e barata. Durante o intercâmbio será a mesma coisa. Indicamos que o estudante já procure se informar se sua hospedagem oferece serviço gratuito de WI-FI e também é recomendado a compra de um chip pré-pago para o celular, principalmente em casos de um intercâmbio de longa duração. Lembramos também que para uma imersão completa da língua, é interessante que o estudante evite ao máximo a comunicação em português, seja com o contato com o Brasil como também com algum brasileiro no destino!

A importância de economizar

Hábitos como evitar comer em restaurantes, fazer sua própria comida em casa, não comprar um monte de roupas, já fazem uma grande diferença no orçamento mensal. Pesquise locais com bons preços de alimentos e suprimentos para casa e dê preferência a eles.