Blog

Tendências no turismo pós-pandemia

Data: 29 de junho de 2020 | Editorial | Por:

Que a pandemia do Corona Vírus pegou a todos de surpresa, já não é novidade! Porém não tínhamos ideia de quanto seriamos impactados, não só na nossa vida social como também na nossa vida profissional. Nossos hábitos que sempre pareceram tão triviais, tiveram que ser totalmente reformulados e reorganizados mediante a essa nova realidade.

Depois de mais de três meses do início do isolamento social, alguns países pelo mundo começam a anunciar os planos para reabertura de fronteiras, de restaurantes, parques, hotéis e outros estabelecimentos. Porém, como já era esperado, haverá mudanças em nossa forma de viajar – e muitas precauções serão parte do nosso cotidiano a partir de agora. Dessa forma, pesquisei algumas tendências no setor de Turismo pós-pandemia para ajudar vocês a pensar em como viajar nesse tão falado”novo normal.

Está inato ao ser-humano o desejo de conhecer novos lugares, afinal essa vontade de explorar regiões fora de nossa vizinhança é ancestral e ainda pulsará em nós. Então, como podemos satisfazer esse desejo de uma forma mais segura, com os protocolos de segurança atualizados e de uma maneira também mais respeitosa em relação as locais que vamos querer visitar?

Hotelaria

Hotelaria

Muitos hotéis têm nos informado sua data de abertura. Junto com isso, nos deixam a par de seus novos protocolos de limpeza e sanitização. Alguns desses protocolos incluem espaçamento de alguns dias entre uma hospedagem e outra, tempo de isolamento do quarto depois que alguém do staff o tenha limpado, uso de luz ultravioleta, serviço de quarto opcional, frigobar preparado especialmente para cada cliente, reserva para uso da academia, entre outros. Há também a não utilização da capacidade total do hotel. Assim diminuem muito os riscos para os hóspedes e para seus colaboradores.

Viagens ao ar livre

Viagens ao ar livre

Depois de tanto tempo em casa, será hora de ocupar os espaços ao ar livre. Tanto por um desejo de contato com a natureza, que acabou reprimido, como também pela maior segurança que esses lugares oferecem. E, para nossa sorte, o Brasil está cheio de lugares assim. Esse tipo de viagem tem por sua própria natureza fatores que englobam os cuidados que serão necessários quando voltarmos à movimentação. Foco em passeios em pequenos grupos, espaços abertos e destinos não necessariamente muito turísticos.

Restaurantes

Restaurantes

A tendência nos estabelecimentos de turismo pós-pandemia é que os restaurantes se adaptem ao cardápio à la carte, aumentem a distância entre as mesas e explorem espaços abertos. Como curiosidade, o restaurante holandês Mediamatic Eten, em Amsterdã, retomou suas atividades no dia 21 de maio atendendo aos clientes em pequenas cabines, com limite de três pessoas por cabine e sujeito a reserva.

Companhias aéreas

Companhias aéreas

A maioria das companhias estão trabalhando com redução da frota e frequências de voos domésticos e internacionais. Porém já começaram a adotar algumas medidas naqueles que permanecem operando, como medição de temperatura dos passageiros e tripulação antes do embarque, obrigatoriedade do uso de máscara, retirada do serviço de bordo para diminuir a interação; além das medidas de distanciamento dentro dos aeroportos nos momentos de check-in e embarque.

Antecipação nas reservas

Antecipação nas reservas

Por conta da paralisação momentânea das viagens, certamente haverá maior procura por locais seguros em datas futuras. Além disso, a malha aérea e a própria oferta hoteleira serão menores do que em 2019. Assim, o ideal é que o viajante planeje suas viagens com maior antecedência do que antes porque, se deixar para perto da viagem, pode não encontrar mais lugares.

Escrito por Natalya Fonsêca

Fonte: https://www.terramundi.com.br/blog/tendencias-no-turismo-pos-pandemia/

Precisa de ajuda profissional para fazer seu intercâmbio?

Falar com um Especialista