Blog

Qual a idade ideal para meu filho fazer um intercâmbio?

Data: 15 de maio de 2019 | Editorial | Por:

Sempre me perguntam a partir de qual idade podemos matricular os filhos para fazer uma viagem de intercâmbio…. Na verdade não existe uma idade ideal, isso dependerá de diversos fatores, como por exemplo o perfil da criança, perfil dos pais, momento de vida e motivação de cada um. São esses detalhes que vão marcar o aproveitamento de uma vivência fora do país!

Idade não traduz maturidade nem a forma como enfrentamos desafios. E é exatamente por isso que é tão importante avaliar cada caso quando alguém quer estudar fora, e dessa forma adequar o programa correto para cada perfil da criança/adolescente.

Digo que a hora/idade certa é a hora que os filhos e pais estão prontos e abertos para essa nova etapa, por isso minha missão aqui é tentar quebrar um pouco de alguns paradigmas quanto ao assunto.

Há diversas opções de intercâmbio para crianças e adolescentes e dentre eles vou elencar os mais procurados:

1. Family Program

Perfeito para as famílias que querem tirar férias, mas também querem ter uma experiência de intercâmbio juntos. Um programa planejado de forma personalizada para cada perfil de família, oferecendo várias opções de destinos e cursos para pais e filhos a partir de 5 anos. O Family Program é feito sob medida, durante as aulas, cada um tem seu espaço e salas são divididas por idade, com atividades personalizadas para cada faixa etária.

2. Curso de Férias Teen

Também conhecido por Summer/Winter Camp ou Junior Program, esse programa é voltado para crianças e jovens entre 5 a 18 anos que desejam aproveitar suas férias combinando lazer com muito aprendizado! Com duração flexível de 1 a 8 semanas, o programa é recheado de atividades culturais, viagens, esportes e muito mais. Há ainda opções com foco no aprendizado do idioma combinado com Empreendorismo, Liderança e Desenvolvimento pessoal. De fato é um dos tipos de intercâmbio que eu pessoalmente gosto muito para os jovens.

3. High School

Especialmente para adolescentes entre 14 a 18 anos, o programa de High School permite que o estudante curse parte ou todo o Ensino Médio no exterior, aprendendo a cultura do país escolhido por meio do convívio na escola, na família ou na residência estudantil. É a opção ideal para que o jovem ganhe experiência, aprenda novas culturas e ainda por cima adquira a fluência em um novo idioma, sem falar no amadurecimento e desenvolvimento pessoal que é indescritível.

“A  educação é a  arma mais poderosa que você pode usar para  mudar o mundo.”  – Nelson Mandela

Fazer um intercâmbio gera excelentes oportunidades para que o jovem descubra novas culturas, conheça pessoas, amadureça com as suas novas experiências e se desenvolva pessoalmente, se preparando para os desafios da vida. Depois disso tudo, eu costumo dizer que ainda irá aprender ou aprimorar um novo idioma, uma consequência de todos esses fatores acima!

Todos os programas são extremamente seguros e com Instituições Estrangeiras de total idoneidade, para saber mais é só me mandar uma mensagem que posso passar mais detalhes!

E aí, será que você e seu filho estão preparados para essa grande oportunidade?

Se gostou das dicas e gostaria de saber mais informações sobre as possibilidades de programas e destinos, segue a AGIT no Instagram @agitintercambio ou manda uma mensagem através do site 🙂

Escrito por Natalya Fonsêca

Precisa de ajuda profissional para fazer seu intercâmbio?

Falar com um Especialista